Gerenciamento de Áreas contaminadas

Toda área em que exista um potencial, ou uma suspeita de contaminação deverá passar por um processo de identificação e diagnóstico, composto pelas seguintes etapas:

  • Definição das regiões de interesse;
  • Identificação das áreas com potencial de contaminação;
  • Avaliação Preliminar;
  • Investigação Confirmatória

Caso seja constatada a contaminação, deverão ser desenvolvidas as etapas de reabilitação da área contaminada, que tem por objetivo desenvolver medidas corretivas e estabelecimento de metas com o intuito de promover a utilização da área, deste modo são necessários realizar as seguintes etapas:

  • Investigação Detalhada;
  • Avaliação de Risco;
  • Concepção da Remediação;
  • Projeto de Remediação;
  • Remediação da Área contaminada;
  • Monitoramento para Encerramento.

AVALIAÇÃO PRELIMINAR

Toda área em que exista um potencial, ou uma suspeita de contaminação deverá passar por um processo de diagnóstico inicial, realizado através do levantamento de informações do uso e ocupação do local no passado e no presente.

Os trabalhos buscam encontrar indícios de uma possível contaminação no solo e nas águas subterrâneas, através de inspeções em campo, entrevistas com a comunidade vizinha, com antigos proprietários e órgãos públicos e análise de fotos aéreas históricas. Além disso, é realizado um estudo sobre o meio físico para determinação dos meios de transporte dos possíveis contaminantes, apresentando para tanto, os dados geológicos, hidrogeológicos, geomorfológicos e meteorológicos sempre que disponíveis.

Os trabalhos seguem todas as normas, diretrizes e legislações aplicáveis, tendo como resultado um relatório final conclusivo, indicando a necessidade de continuidade dos estudos através da investigação confirmatória ou eliminando as suspeitas sobre a área em questão.

INVESTIGAÇÃO CONFIRMATÓRIA

Após a realização da Avaliação Preliminar é possível determinar se uma área ou parte dela contém potencial ou suspeita de contaminação, neste momento é necessário realizar a investigação Confirmatória, que é uma fase do processo que tem por objetivo determinar através de dados diretos se uma área está realmente contaminada.

Os trabalhos são realizados através da coleta de amostras de solo e de água, que são enviados para laboratórios acreditados para realização de análises químicas.Após o recebimento dos resultados é realizada uma comparação com os valores orientadores e determinação dos parâmetros que contenham concentrações acima do estabelecido.

Os trabalhos seguem todas as normas, diretrizes e legislações aplicáveis, tendo como resultado um relatório final conclusivo, indicando a necessidade de continuidade dos estudos através da investigação detalhada e avaliação de risco ou eliminando as suspeitas sobre a área em questão.

INVESTIGAÇÃO DETALHADA

A investigação detalhada é a continuidade dos estudos preliminar e confirmatório.

É nesta fase que são aprofundadas as análises, delimitando a extensão da área contaminada e as concentrações dos contaminantes presentes no local.

Com o intuito de quantificar e delimitar a contaminação, são avaliados detalhadamente as características das fontes de contaminação, os volumes afetados, as dimensões das áreas contaminadas, os tipos de contaminantes e suas respectivas concentrações, mapeando as plumas de contaminação, o sentido e a taxa de propagação.

Os trabalhos seguem todas as normas, diretrizes e legislação aplicáveis, tendo como resultado um relatório final conclusivo, iniciando assim uma nova etapa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas, através da avaliação de risco.

AVALIAÇÃO DE RISCO TOXICOLÓGICA

Após a realização da Avaliação Preliminar é possível determinar se uma área ou parte dela contém potencial ou suspeita.

A avaliação de risco toxicológica tem por objetivo determinar as ameaças à saúde humana em função da exposição da população aos contaminantes presentes em uma área contaminada. É através desta análise que são definidas as medidas de intervenção necessárias, estabelecendo metas de remediação, visando a reabilitação da área para o uso proposto ou declarado.

Neste trabalho são definidos cenários atuais e potenciais de exposição dos possíveis receptores, bem como as rotas de exposição, as distancias das áreas contaminadas e as concentrações dos contaminantes.Após estes cálculos são definidas as medidas de gerenciamento, determinando os riscos e as restrições da área, apresentando o mapa do risco da área contaminada e indicando e delimitando os locais onde o risco se encontra acima do nível aceitável.

Os trabalhos seguem todas as normas, diretrizes e legislações aplicáveis, tendo como resultado um relatório final conclusivo, finalizando uma etapa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas.

REMEDIAÇÃO E MONITORAMENTO

Após a realização das etapas investigação e avaliação de risco, e no caso de constatação de áreas contaminadas que representem risco à saúde humana e segurança pública, é necessário iniciar os trabalhos de concepção da remediação com vistas ao uso pretendido da área.

Nestes casos são iniciados os trabalhos de investigação para remediação que irá compor o plano de remediação, apresentando detalhadamente um projeto executivo tecnicamente adequado, atenda a legislação aplicável e seja economicamente viável.

Após a execução do projeto e alcance das metas de remediação, é iniciado os trabalhos de monitoramento para encerramento, onde são realizadas campanhas de amostragem e análises químicas para verificação dos níveis de concentração dos contaminantes, e caso permaneçam abaixo das metas, o processo de reabilitação da área poderá ser encerrado.

A Síntese Ambiental conta com uma equipe composta por profissionais de diversas áreas, com experiência no gerenciamento de áreas contaminadas, que podem auxiliar e orientar no planejamento, apresentando possibilidades e alternativas técnicas, respeitando sempre a legislação, assim evitando retrabalhos e custos desnecessários.

Outros serviços

Interessado em
Gerenciamento de Áreas contaminadas?

Gostou? Compartilhe…

Conversar
Posso ajudar?
Olá,
podemos ajudar?